White Fox – 10 Anos

10 Anos! Nada mais certo do que a frase “o tempo voa”. Ainda me lembro quando imaginamos criar uma empresa que valorizasse a qualidade ao invés do simples lucro de uma fábrica de software (ver White Fox – O Início). Não que o lucro não seja importante, afinal nenhuma empresa sobrevive sem ele; mas sim, tê-lo como consequência de um trabalho bem feito. Sempre nos definimos mais como um ateliê de software do que uma fábrica. Construímos sistemas considerando a particularidade de cada cliente, com o objetivo de obter a melhor relação custo/benefício e com a melhor qualidade possível.

E fazer software de qualidade é de fato complicado. Já era assim há 10 anos, quando a arquitetura MVC estava no auge (ver Engine MVC) e as bibliotecas de mapeamento Objeto Relacional – ORM, como o Microsoft Entity Framework, estavam ficando maduras (ver Produtividade – Camada de Domínio). Nesta época, o desafio era ter sistemas com bom desempenho e fáceis de manter, contemplando todas estas camadas sobrepostas.

E, 10 anos depois, continua complicado. Se por um lado as ferramentas evoluíram e temos uma disponibilidade incrível de recursos (como os recursos PaaS disponíveis no Microsoft Azure ou Amazon Cloud), o ambiente está muito mais complexo. As aplicações web tem agora uma grande capacidade de processamento no cliente (com Angular8+ por exemplo) e temos toda uma gama de aplicativos-cliente nas mais diversas plataformas. Os sistemas devem ser expostos através de APIs para suportar todo este ecossistema, garantindo desempenho e disponibilidade. O volume de transações exige um processamento assíncrono, orquestrado por barramentos de serviços que muitas vezes integram vários fornecedores em locais físicos diferentes ou em cloud. Tudo isto mantendo os princípios básicos de custo razoável, bom desempenho e grande manutenabilidade.

Para nós, da White Fox, é um prazer fazer parte destas evoluções tecnológicas. Eu (e alguns dos sócios mais antigos) começamos a viver a evolução de sistemas distribuídos desde a época do Microsoft DCOM, há muito tempo – melhor nem fazer as contas! Por ter esta visão histórica, percebemos que, embora a tecnologia mude rapidamente, os princípios básicos do desenvolvimento de software permanecem inalterados. Código simples, legível e de fácil manutenção continua sendo o pilar principal de qualquer sistema. Arquiteturas leves, escaláveis desde sua concepção, que possam ser adaptadas rapidamente são cada vez mais importantes. Software Design Patterns continuam fazendo a diferença na hora de construir microserviços de qualidade para exposição em API Gateways. Manutenabilidade e testabilidade faz toda a diferença no custo a médio prazo e na gestão baseada em DevOps.

E a única certeza que temos é que esta evolução vai continuar, e que vai ser cada vez mais rápida. A cada ano, teremos mais recursos e mais tecnologia disponível para construção de sistemas. Mas temos também a certeza que nós, da White Fox, estamos prontos para os próximos anos. Continuaremos sendo os artesãos que irão transformar todo este potencial em sistemas relevantes para nossos clientes. Sempre com o objetivo trazer para eles mais produtividade, mais inovação e mais sucesso em seus negócios. Quem venham os próximos 10 anos!

  1. #1 por Christian Cunha em 04/05/2020 - 5:27 pm

    Lembro dos desafios do início e comparo com os desafios de hoje. Claro que as ferramentas mudaram, evoluíram, mas as premissas e os objetivos são exatamente os mesmos. Perseguimos a excelência em programar, arte de projetar e a desejo em contribuir! Que venham os próximos 10 anos…

  2. #2 por Pablo Jean em 14/05/2020 - 10:04 pm

    Parabéns!
    Profissionais altamente qualificados e todos alinhados com as ferramentas atuais.
    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: