De volta 2!

Oi pessoal!! Depois de um looooongo tempo sem postar, finalmente consegui um tempinho. Olhando o último post, dá pra notar que estávamos extremamente ocupados no início do ano passado. Mal podíamos imaginar o que viria pela frente. Do ano passado para cá, iniciamos um enorme projeto com um de nossos clientes, o Sistema de Ensino Poliedro, que nos tomou praticamente 1 ano de contínua dedicação e deve ainda prosseguir por bastante tempo.

O projeto foi participar da construção de aplicativos móveis, iOS (iPhone e iPad) e Android (smartphones e tablets), para disponibilizar para alunos uma grande parte das informações até então só existentes no site, como agenda, notas, resultados de simulados etc. Nossa parte foi expor em serviços toda a infraestrutura do domínio que tínhamos em sistemas, de forma a funcionar tanto para os aplicativos móveis quanto para uma nova versão web, também a ser desenvolvida. Trabalhamos com empresas parceiras, que ficaram responsáveis pela construção das interfaces móveis e web.

O maior desafio foi a definição desta API de serviços, para ser o mais reusável possível sem comprometer a facilidade e uso pelas interfaces. E tinha que ser extremamente escalável, já que o número de alunos previstos para os aplicativos era superior a 30.000.

A nossa opção foi utilizar a ASP NET MVC Web API. Uma das grandes vantagens desta arquitetura foi que o Web API já é capaz de retornar dados em vários formatos, como XML e JSon, o que foi providencial para nossa meta de reusabilidade. E por ser bem leve, atendeu bem também a necessidade de escalabilidade.

Como o sistema é, em quase todas as telas, somente leitura, optamos por otimizar o acesso a dados com a criação de banco de dados construídos especialmente para este fim. Assim, desenvolvemos procedimentos para trazer dados dos nossos bancos transacionais e produzir uma informação desnormalizada, pronta para consumo pela interfaces. Embora isto tenha exigido uma grande capacidade de processamento para gerar esta informação consolidada (optamos por executar isto durante as madrugadas), o acesso de cada uma das interfaces ficou extremamente rápido e escalável.

O resultado foi um sucesso completo. Os aplicativos iOS e Android tiveram centenas de downloads nos primeiros dias e hoje, menos de 6 meses após o lançamento, já temos mais de 10.000 aparelhos, entre tablets e smartphones, com acessos de alunos. O resultado foi tão positivo que já continuamos no mesmo ritmo para construção de mais aplicativos, agora voltados para professores e gestores. Nosso cliente provavelmente é hoje uma das instituições mais modernas do país, em termos de software. Ficamos super orgulhosos de termos participado deste projeto!

Em paralelo a isto, outros clientes nossos estão nos demandando bastante. Com isto, a White Fox está totalmente ocupada e estamos em busca urgente por bons desenvolvedores. Se você quer saber mais ou se candidatar, envie-nos seu currículo para rh@whitefox.com.br

Espero não demorar mais um ano para o próximo post! Até breve!

P.S.: Para quem ainda não se inscreveu e está no rio, não percam o DNAD 2013, nestes dias 2 e 3 de agosto. A grade de palestras está excelente e a White Fox é uma das patrocinadoras!

, , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: