Oi pessoal! Este mês comemoramos um ano de White Fox… Nem parece que já se passou um ano desde o início! Acho que o tempo passa mais depressa quando estamos fazendo algo que gostamos. Depois de definirmos o conceito do que buscávamos e iniciar a empresa, passamos este ano consolidando e definindo processos de trabalho e refinando nossos objetivos e áreas de atuação.
Na parte interna, conseguimos evoluir muito mais do que esperava. Nosso framework está extremamente maduro, conseguimos atingir o que eu sempre buscava em termos de produtividade, para manutenção e sistemas novos. Claro que ainda tem muita coisa a evoluir, especialmente nas partes mais complexas, ligadas à interface. Mas nas áreas de infra-estrutura, de suporte ao domínio (repositórios, serviços) e de serviços horizontais (segurança, log, agendamento), atingimos um nível ótimo. Atualmente, quando iniciamos uma nova aplicação, perdemos muito pouco tempo até termos algo básico no ar, com todas as funcionalidades mínimas necessárias (login etc.). Vamos continuar evoluindo, mas ele está tão maduro que hoje precisamos gastar muito pouco tempo na sua manutenção e evolução.
Outra área que evoluiu muito mais do que esperava foi a parte de gestão de processos de desenvolvimento. Graças ao esforço do Christian (que gosta muito desta área), conseguimos definir, implantar e criar ferramentas de gestão dos processos de desenvolvimentos ágeis que usamos nos nossos projetos novos e de manutenção. Ainda tem muita coisa a ser feita, queremos automatizar mais, termos uma ferramenta mais robusta (e talvez até um produto derivado dela) e dar ainda mais transparência para nossos clientes. Estamos criando algo muito interessante para a gestão de projetos de manutenção no formato ágil. No decorrer deste segundo ano, com certeza teremos novidades neste aspecto.
Refinamos um pouco os objetivos da empresa. Continuamos a buscar uma excelência técnica e um local de trabalho extremamente agradável para o desenvolvedor. E preferimos manter uma equipe pequena, mantendo nossa maneira de trabalho, do que crescer e sacrificar qualidade. Hoje o software White Fox é utilizado principalmente quando o cliente quer algum diferencial de qualidade e velocidade de construção. Continuamos a selecionar também nossos projetos, preferindo clientes que possuam experiência na contratação de desenvolvimento ágil e que consiga identificar um ROI nos projetos que necessita.
Consolidamos também nosso programa de novos integrantes. Hoje a White Fox possui somente 3 posições: estagiários, sócios juniores e sócios sêniores. O programa de estágio é utilizado para identificar e treinar novos talentos. Sócios júniores são pessoas que possuem um talento excepcional, estão identificados com os nossos valores e estão em um momento de transição até ter todo o necessário para ser um sócio sênior. E os sócios seniores participam da gestão da empresa e são convidados a atuar como investidores em todos os nossos empreendimentos. O modelo enxuto e claro facilita a conversa com novos interessados e auxilia na identificação do que é necessário para se fazer para ser parte dela.
As perspectivas para o segundo ano são ótimas. Continuaremos a atuar nas melhorias do nosso processo interno de desenvolvimento, buscando cada vez mais inserir o cliente com o uso de ferramentas automatizadas. Continuaremos a buscar projetos onde o software seja o diferencial competitivo. E continuaremos a trabalhar pra fazer produtos cada vez melhores, de maneira rápida e com um custo adequado. Vou mantê-los informados de como isto está evoluindo aqui por este blog. Até a próxima!
#1 por architecturelife em 07/06/2011 - 6:09 pm
Parabéns Valentem Cristina e todos que compoem a white Fox.
abs 😉
#2 por Leonardo Neves em 22/06/2011 - 3:00 pm
Legal Alexandre, muito sucesso para a White Fox.
Puxando um pouco a brecha dos perfis que você citou, a um bom tempo penso da mesma forma também para qualquer nível de papel dentro de times de desenvolvimento. Não acredito mais no papel, que na sua empresa seria algo como “Socio Pleno”. Hoje trabalho exatamente com os tres niveis que você citou nos meus times: Estagiários, Juniores e Seniores. Tem surtido um efeito bem positivo.
Abraço!