Como eu Desenvolvo Software – Conclusão

Olá pessoal, este é último post desta série. No post anterior descrevi como construo software até o ponto onde desenvolvemos as telas do sistema que vão de fato gerar valor para o cliente. Estas telas são a própria razão do software sendo construído e são elas que geram o retorno para o custo de desenvolvimento. No fundo, estas telas são a razão de ser do sistema.

A mesma idéia de telas complexas pode ser aplicada para itens como serviços ou aplicações Windows. Um serviço normalmente é feito para atender uma necessidade de integração, seja com outros sistemas, com outras plataformas (mobile, por exemplo) ou para ser parte de um barramento corporativo. Para os serviços, eu sigo praticamente os mesmos passos utilizados em telas complexas. Primeiro identifico o que é desejado do serviço. Aí isto é descrito na forma de interfaces e objetos de transporte – eu uso o excelente Web Service Software Factory, que é um plugin DSL para o Visual Studio 2010. Se a integração é complexa, eu tento simular o máximo antes de efetivamente integrá-lo aos serviços de domínio, para, da mesma forma, identificar todos os aspectos e evitar retrabalho. Finalmente, com todas as interfaces definidas, eu as “preencho” fazendo as implementações acionar os serviços de domínio. Aplicações Windows também seguem estes mesmos passos.

Claro que há situações de exceção. Isto é especialmente válido para requisitos não funcionais como segurança e desempenho. Embora hoje seja relativamente fácil atender a requisitos de segurança com a própria infra-estrutura da plataforma .NET, em algumas situações é necessário que criemos mecanismos específicos para atender um determinado requisito. Um exemplo disto são aplicações multi-tenant, onde é necessário um cuidado especial para que o usuário de um cliente não tenha acesso a dados de outro. Para estes casos, o recomendável é tentar ver a literatura existente e pesquisar outras situações similares e as soluções que foram empregadas.

Outro ponto que gera situações de exceção é a questão de desempenho. Um problema típico é fazer uma aplicação que roda bem em desenvolvimento e testes, mas que, ao ser colocada em produção com um número grande de usuários, falha por completo. Existem vários problemas que podem gerar este cenário e cuja solução às vezes não é simples. Às vezes não é simples nem detectar a causa ou simular o problema em ambiente de testes, portanto boas práticas na hora de desenvolver podem significar menos dor de cabeça no futuro. Agora, se por um lado é ruim pensar em otimização prematura, tentando fazer código pra evitar um problema de desempenho para o qual não se conhece a gravidade ou a frequência de ocorrência; é também ruim não pensar em desempenho durante o desenvolvimento, utilizando práticas que podem gerar problemas potenciais. Aqui o melhor caminho ainda é a experiência, se a aplicação sendo desenvolvida tem estas características, o melhor é ter na equipe alguém que já tenha tido oportunidade de lidar e desenvolver soluções para estes tipos de requisitos.

Acho que deu para dar uma idéia do processo que eu sigo. Mas, além do processo, acho importante reforçar o ponto mais importante que eu tentei passar no decorrer destes post: fazer software é entregar algo que funcione, dentro de custo e prazo que em que o cliente possa ter ROI. A maior parte das vezes esta medida se prolonga por toda a vida útil do software e o ROI continua sendo medido a cada atividade de manutenção e evolução. Se tudo correr conforme previsto, um cliente satisfeito vai ter seus objetivos atendidos com o software que possui e a empresa que o construiu vai ter lucro neste processo.

Eu acredito que fazer software é mais parecido com artesanato do que com uma linha de produção. No fundo, a qualidade do software que vai ser entregue e a questão de se conseguir cumprir prazo e custo em posteriormente, dar manutenção, tem uma relação direta com a qualidade das pessoas que o construíram. Assim, para se tornar um bom desenvolvedor, é necessária uma atualização e melhoria constante no processo de desenvolvimento. Isto não só em aspectos tecnológicos, mas em áreas como habilidade de comunicação, design, capacidade de trabalhar em equipe e até entendimento dos negócios da empresa onde se está inserido e do cliente. Tudo isto está obviamente muito ligado à maturidade e à experiência de quem desenvolve, mas são características que podem ser melhoradas em quaisquer estágios da nossa carreira. Como qualquer tipo de artesanato, fazer bom software significa ter uma boa combinação de talento, conhecimento e experiência. O talento é de cada um e a experiência vem com o tempo. O fator que está mais sob nosso controle é o aspecto técnico, que podemos sempre aprimorar com estudo.

Neste aspecto, apesar da tecnologia evoluir muito rápido, existem conceitos fundamentais e comuns a qualquer tipo de software que permanecem quase imutáveis ao longo do tempo. Assim, coloco a seguir uma relação bibliográfica que abordam estes aspectos mais fundamentais e que eu achei especialmente importantes pra mim:

Code Complete 2 – Acho este livro essencial para quem quer codificar bem. É sobre técnicas para melhorar o código que escrevemos, muito bom mesmo!

Clean Code – Na mesma linha do Code Complete, também muito bom!

The Mythical Man-Month – Este livro foi escrito em 1967, mas é incrível como o que ele apresenta é aplicável até hoje! Muitas vezes vemos conceitos defendidos por profissionais “atuais” que repetem os mesmos erros descritos há mais de 30 anos… Acho que é uma leitura indispensável para qualquer profissional da nossa área (é bem curtinho).

The Object Primer – Embora um pouco antigo, a parte de conceitos sobre programação orientada à objeto é fantástica. A parte de UML hoje nem é tão importante, mas mesmo assim vale – afinal quem não vai esbarrar com um diagrama UML em algum momento?

Refactoring – Os livros do Martin Fowler em geral são todos muito bons. Mas deles, o que eu mais gosto é este. Leitura obrigatória!

The Pragmatic Programmer – É um livro que eu gostei muito, sobre programação baseada em realidade, utilizando conceitos ágeis.

Domain-Driven Design – O assunto está na moda, mas independente de modismos, os conceitos colocados neste livro são muito bons. Não é um livro fácil de ler, mas definitivamente vale a pena.

Domain-Specific Development – Apesar de já desatualizado no que diz respeito ao Visual Studio, a parte inicial deste livro, que descreve o que é e qual o propósito de uma DSL, é muito boa. Não sei como este assunto vai evoluir no futuro, mas este livro influnciou bastante a nossa linha de construção de frameworks. E muitos plugins do Visual Studio 2010 e geradores de código .tt são derivações das idéias criadas por este time.

É isto pessoal. Até a próxima!

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