Desenvolvimento Ágil e Processos

Esta semana tive a oportunidade de conversar com vários clientes sobre o desenvolvimento ágil e a quantidade de controles e processos que devemos utilizar para suportá-lo. No meu caso, a virada de 180 graus de um desenvolvimento waterfall clássico (com especificação, aprovação e execução) para um desenvolvimento ágil teve como conseqüência inicial a abolição completa de controles e processos – até porque os controles e processos waterfall não se aplicam a um desenvolvimento ágil.

Porém, esta abolição completa está começando a gerar efeito colateral negativo, em dois aspectos: rastreabilidade de decisões e controle de faturamento. A deficiência nestes dois aspectos me foi apontada por clientes e vem sido também sentida internamente pela equipe de desenvolvimento.

A questão da rastreabilidade significa entender, às vezes muito tempo depois da implantação, porque uma determinada funcionalidade foi implementada de uma certa maneira ou porque determinada decisão de negócio (ou de arquitetura) foi feita em detrimento de outras. E, em um desenvolvimento ágil, isto comumente se perde já que os itens de backlog vão sendo implantados e código produzido, ainda que bem comentado, não é suficiente para se manter a visão destas características. Embora as práticas ágeis não sejam contra a documentação (muito ao contrário), fica a questão do quanto e como se documentar. Uma documentação que não seja realmente útil significa gastar horas que poderiam estar melhorando o ROI gerando novas funcionalidades.

A questão do faturamento do trabalho produzido por uma equipe ágil também é um ponto problemático.Mesmo assumindo que o cliente já tenha comprado a idéia de usar uma metodologia ágil, ainda assim ele vai querer uma contabilização do que foi gasto e aonde. E embora o product manager e o cliente específico da funcionalidade tenham uma comunicação extensiva, muitas  vezes existem outras pessoas para as quais é importante prestar conta das atividades realizadas. Ainda que a produtividade seja alta, algumas vezes é difícil se ter uma visão do trabalho gerado em cada interação, especialmente em longos períodos de tempo.

Desta forma, nestes dois aspectos, é necessário se definir artefatos e processos mínimos que sejam capazes de gerar e armazenar estas informações. No nosso caso, o que temos feito é tentar automatizar estes processos através de sistema interno específico, para minimizar o tempo despendido na geração destes artefatos e para padronizar as informações produzidas. Assim, para a gestão do backlog, controle das atividades realizadas em cada iteração e armazenamento de notas referentes às tarefas realizadas, estamos desenvolvendo um produto web específico que denominamos Iterator. Nele, teremos a gestão do backlog, a definição das iterações com as específicas tarefas, um amplo suporte a notas, descrições e arquivos anexados a cada tarefa e uma visibilidade por perfil. Ele possui também um módulo windows que é utilizado pelos desenvolvedores para apontar, de maneira simples, rápida e minimamente intrusiva, as atividades em que atuou, permitindo a visibilidade pelos membros da equipe e stakeholders do projeto.

Alguns podem achar que desenvolver um sistema internamente para isto é um overkill, já que existem alguns produtos voltados à gestão e controle do desenvolvimento ágil. Porém, os melhores que analisamos ou são caros (outro conceito relativo, mas caros no nosso cenário) ou são voltados exclusivamente para a gestão de backlog (sem o lado de faturamento) ou simplesmente são muito complexos para se adotar, gerando custo excessivo de treinamento e adaptação. Desta forma, acredito que o custo de desenvolvimento do Iterator (que com o framework, não é tão alto assim), acaba sendo compensado por estes fatores. Finalmente, existe o objetivo de transformá-lo em um produto, o que traz outras compensações.

Se alguém possuir necessidades similares ou que use um produto que não atenda completamente e quiser influenciar no desenvolvimento, basta entrar em contato. Conforme formos evoluindo e quando tivermos algo disponível publicamente, eu notifico a todos por aqui. Até a próxima.

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: